Make your own free website on Tripod.com

Jerusalém de Ouro

O que os Judeus fazem no Shabat
Home
Quem são os Judeus?
Como vivem as Famílias Judaicas
Momentos importantes na vida de um Judeu
O que os Judeus fazem no Shabat
História de Jerusalém
Calendário Judaico
Quais são os Lugares sagrados dos Judeus?
Festas que os Judeus Comemoram
Em quem os Judeus acreditam?
A Estrela de Davi
Orações dos Judeus
Cozinha Judaica
Tradições de Danças dos Judeus
Contato
menorah-glass.jpg

Á luz de Velas
 
O Shabat começa em casa, com o acender de pelo menos duas velas, que simbolizam a alegria e o sagrado, e uma bênção. Algumas famílias adicionam uma outra vela para cada criança. Quem acende as velas, em geral as mulheres, dá as boas vindas ao Shabat com um gesto sobre as velas, depois cobre os olhos.
 
Lendo a Torá
 
Cada Shabat recebe o nome do trecho da leitura semanal da Torá, a parte central do serviço matinal. O rolo da Torá, o objeto mais sagrado do judaísmo, é levado para a bima, a mesa de leitura no palco, em uma procissão. É uma grande honra ler a Torá, como rabino á direita, ou ser chamado para ficar de pé na bima durante a leitura.
 
Havdalá
 
Assim como sua chegada, a partida do Shabat é celebrada com orações e cerimônias. Quando podem ser vistas três estrelas, o Shabat é suspenso até a próxima semana e celebra-se Havdalá com uma bênção sobre o vinho, especiarias e uma vela trançada. Isso é separação entre o sagrado do Shabat e os dias comuns da semana. As crianças se revezam pars segurar a vela e sentir o cheiro doce das especiarias.
 

rabino_anima.gif